Como vem sendo tradição, a Via Veteris, em colaboração com o Município de Esposende e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, assinalou o Dia de São Tiago, que se festejou no passado dia 25 de Julho.
Do programa, constou uma caminhada realizada no sábado, dia 22 de Julho, entre os limites sul e norte do concelho de Esposende, ou seja, entre Apúlia e Antas, e que contou com a participação de 62 caminheiros/peregrinos.
Nesta caminhada, houve a oportunidade de parar em Rio de Moinhos (Marinhas) para um almoço fornecido pela Comissão de Festas da Sra das Neves, assim como uma paragem no Café Lampião (Belinho) que muitos não conheciam. Já em Antas, o companheiro Caramalho guiou o grupo para uma visita à Capela de S. Cristóvão (propriedade da sua família) e ainda proporcionou um pequeno lanche em sua casa e para alguns, houve a oportunidade de um mergulho no Rio Neiva. Foi, sem dúvida, uma boa jornada.
Na terça feira, dia 25, mais uma vez, a Via Vevetris em conjunto com Município de Esposende e também a colaboração da Esposende Ambiente, esteve desde as 08h30 até às 16h30 na Ponte de Fão (Gandra) para uma recepção ao peregrino, com oferta de água, fruta, o registo (passaram mais de 130), o carimbo, dois dedos de conversa e a grande novidade, a pintura de uma seta amarela gigante, com a ajuda dos peregrinos. E como eles gostaram da ideia!
Já da parte da tarde, pelas 17h30, houve a inauguração de uma exposição de artesanato relacionado com Santiago, de autoria de artesãos locais e com a presença do Vereador Sérgio Mano. A mostra está patente no Centro de Informação Turística e vale a pena uma visita.
Para terminar o dia, os peregrinos a pernoitar no Albergue São Miguel (Marinhas) foram brindados com um lanche/jantar oferecido pela Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa e a “festa” acabou com a tradicional queimada galega e um surpreendente convívio entre os peregrinos e alguns elementos da Via Veteris.